quinta-feira, outubro 18, 2007

Nada como política para despertar o que há de pior nas pessoas

Nunca escondi que sou contrária ao PSTU. Desde os meus tempos de Biologia na UFMG, quando chegamos a fazer um impeachment para tirá-los do DA. Eu na verdade sou contrária a qualquer partido político nos centros ou diretórios acadêmicos por que acho que as pessoas acabam usando-os para fazer política partidária ao invés de defender os interesses dos estudantes. Na minha vivência acadêmica, quem sempre fez isso foram os membros do PSTU, e por isso, na minha cabeça o partido acabou se tornando a personificação do problema.
Hoje e amanhã são as eleições do C.A. da Letras e quando me convidaram a participar de uma chapa de oposição eu acabei topando, por que ainda tenho esperança de um dia ver um C.A. realmente interessado nas necessidades dos estudantes. E há na chapa uma pessoa filiada a um partido político, mas no meio de mais vinte pessoas, achei que não faria diferença, até por que tínhamos idéias semelhantes para o C.A.Mas essa semana foi uma palhaçada. O processo foi tão atropelado que muita gente nem sabia que ia ter eleição, o número de chapas inscritas e muito menos as propostas de cada chapa.
Numa assembléia com um total de aproximadamente 120 votos, decidiu-se manter a data das eleições, cuja data, seis das sete chapas inscritas pediram para adiar. A faculdade tem algo em torno de 5000 alunos. Numa segunda tentativa de adiar as eleições, foi feito um abaixo assinado que já conta com mais de 400 assinaturas. O centro acadêmico optou por ignorá-lo.
Essa foi provavelmente a primeira e última vez que me envolvo nisso. O que vi essa semana foi muito triste. O desrespeito aos estudantes, ao estatuto, à democracia foi tremendo. E as pessoas perderam a cabeça. Os ataques passaram a ser pessoais. É claro que às vezes ouve-se e vê-se coisas que precisam de resposta, tenho sangue quente mesmo, mas eu tentei me manter longe dos ataques pessoais, mesmo que às vezes sem sucesso, mas vi ataques que não me agradaram de todos os lados, tanto dos adversários quanto dos que estavam na chapa comigo. Ouvi coisas que me decepcionaram muito, que estilhaçaram o pouco de idealismo que consegui reunir para acreditar num C.A. melhor.
Provavelmente o PSTU vai continuar lá apesar dos nossos esforços. A verdade é que depois do que vi, não acho que nenhuma chapa merecia vencer mesmo.

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO