terça-feira, julho 20, 2010

Chegou a mim várias vezes pelo Twitter o link para o tal blog da menina vegetariana/vegana/whatever que escreveu que acha um absurdo os projetos de moradia popular no centro de São Paulo, porque, segundo ela, vão encher o centro da cidade de nordestinos e isso vai deteriorar ainda mais o centro, pois são os nordestinos que sujam e picham a cidade, já que não sentem uma ligação forte a São Paulo, que não é sua cidade natal.

Aí surgiu uma galera para trollar os comentários do blog dela e ela acabou apagando o post, mas as pessoas ainda se sentiram espertas por encontrar os caches do post, não permitindo que ela escondesse sua opinião polêmica.

Claro que o que a menina escreveu foi ridículo. Ela assumiu que moradia popular é para pobre, pobre em São Paulo é nordestino, bairros onde moram os nordestinos pobres são feios e sujos, logo, moradias populares no centro da cidade vão deteriorar ainda mais a região. Ela assumiu que os pobres são nordestinos pelo senso comum de que nordestinos vão para lá para tentar uma vida melhor, o que tem lá sua verdade, já que são essas pessoas que fazem os trabalhos mal pagos e pouco valorizados em muitos casos.Só que aí ela fala que bairros de nordestinos são feios e mal cuidados porque eles não têm pudor de sujar a cidade. Claro. Só pobre suja a cidade, nunca se viu um carro de luxo abrir a janela para jogar lixo na rua. E a sujeira e a falta de cuidado não têm nada a ver com uma preocupação menor do município com a limpeza e manutenção urbana naquelas regiões.

Não param por aí as críticas à opinião da moça, mas não foi criticar e argumentar que as pessoas foram fazer nos comentários do blog, elas foram xingar. Até de mal comida ela foi chamada. Longe de mim querer defender as opiniões xenofóbicas de uma vegetariana hipócrita, o tipo de pessoa que gosta de pregar a igualdade entre as espécies, mas acha que alguns seres humanos são melhores que outros. Mas ela tem o direito de ter sua opinião e de expressá-la. Ela simplesmente falou que estava insatisfeita com uma política pública, assim como um milhão de pessoas faz a respeito de outras políticas. Ela não incitou ações contra o projeto, nem violência contra os nordestinos e ainda tentou amenizar sua opinião dizendo que eles sujam a cidade não porque são porcos sem educação, mas por que não consideram São Paulo sua casae que talvez ela mesma, na cidade dos outros tivesse o mesmo comportamento. Se há quem tenha o direito de propor aquela coisa ridícula do São Paulo para os paulistas, a menina tem o direito de falar que queria o centro de São Paulo para os paulistas e os nordestinos nas periferias, até por que levar os pobres para a periferia, numa tentativa de esconder a pobreza, mantendo a fora da vista da elite é uma prática comum da administração pública.

Mas a internet adora criticar. Ao invés de cuidarem das suas próprias vidas, as pessoas preferem sentar à frente de seus computadores e xingar. Com a vantagem de que na internet você pode xingar sem ter que aguentar a reação da pessoa, você pode entrar no blog, deixar um comentário anônimo e nunca mais voltar lá para saber se recebeu uma resposta e caso a tenha recebido, qual foi.

Divirtam-se trolls, já tenho problemas demais no mundo real pra ficar me preocupando com bullys virtuais.

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO