sábado, junho 28, 2008

Mundo Caduco



A polêmica da SP Fashion Week esse ano foi a tal da modelo tcheca, que desfilou um biquíni, acima do peso. Li comentários chamando a mulher de obesa e dizendo que foi um absurdo ela desfilar daquele jeito, que ela estava cheia de celulites e sei lá mais o que. Outros logo surgiram em defesa dizendo que não, que celulite é uma coisa normal na mulher e que todo mundo critica o padrão de beleza anoréxico da moda, mas que quando aparece uma modelo saudável todo mundo reclama e sei lá mais o que.
Causas à parte, dizer que a modelo estava obesa é no mínimo um absurdo, apesar da barriga saliente e umas gordurinhas nas costas, a mulher é magra. Muito mais que eu jamais tive pretensão de ser, mas eu não desfilo biquíni e não pisaria quase sem roupa numa passarela, com aquela barriga.
E sim, meu padrão de beleza muito provavelmente está atrelado ao que a mídia e as indústrias de moda divulgam por aí, por mais que eu goste de tentar me convencer de que sou dona da minha própria opinião. Final de semana passado fui comprar calças e o nº.que me serviu foi o 38. Na minha cabeça, usar manequim 38 sempre foi o sonho de magreza alcançável, aquela coisa que não é exagero, dá para alcançar, eu estaria na minha forma física ideal e não excessivamente magra, mas nunca me esforcei realmente para isso. Eu definitivamente não sofro de distúrbios alimentares (bom, talvez uma compulsão leve por chocolate...), mas a minha autoimagem não corresponde ao que eu esperaria de poder vestir uma calça 38. Continuo enxergando meus quadris tão grandes quanto quando eu vestia 42.
Aí eu penso: será que a modelo simplesmente tem um nível de autocrítica mais baixo que o meu e não via problema em desfilar daquele jeito ou será que a autoimagem dela simplesmente fez com que ela acreditasse estar mais magra que a realidade?

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO