sexta-feira, maio 04, 2007


Estudantes invadem reitoria da USP; móveis e portas foram destruídos
da Folha Online

A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) no Butantã (zona oeste) foi invadida no final da tarde desta quinta-feira por ao menos 300 alunos --a Polícia Militar contou 120-- que quebraram portas, móveis e expulsaram todos os funcionários do prédio, que tem cerca de mil servidores.

De acordo com a assessoria da USP, os universitários chegaram ao local informando que pretendiam entregar uma carta para a reitora, professora Suely Vilela. No entanto, ao serem informados de que ela está em um compromisso fora do país, começaram a quebrar móveis e portas do local.

O vice-reitor da instituição, professor Franco Lajolo, recebeu os estudantes na entrada da reitoria. Segundo a assessoria, o professor teve de subir em uma mesa para tentar falar com os estudantes. Ele propôs que os universitários formassem uma comissão para debaterem a reivindicação. No entanto, os alunos não atenderam ao pedido de Lajolo.

Além da intenção de entregar a carta para a reitora, os alunos invadiram a reitoria para protestar contra medidas do governo José Serra (PSDB) em relação à política de educação superior. Eles colaram cartazes com os dizeres "autonomia já" --que seria uma referência a limitação da autonomia das universidades públicas.

Os alunos passaram em todas as salas do prédio para obrigarem que os funcionários saíssem da reitoria. A segurança local recomendou que os funcionários acatassem os alunos para evitar incidentes, de acordo com a assessoria.

A Polícia Militar informou que os alunos permanecem no prédio em uma assembléia. Eles formaram uma barricada na porta do gabinete da reitora com os móveis quebrados durante a invasão, informou a assessoria da USP.


No momento da invasão, pelo que me informaram havia cerca de 150 alunos. Quando eu passei por lá havia algo em torno de 400. Não vi móveis quebrados nem barricada. Quebrada, somente a porta por onde os alunos entraram.

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO