sábado, setembro 03, 2005

Referências literárias

Ontem eu entrei pra dar uma olhada na comunidade de Os Livros de Magia da qual eu faço parte no Orkut, mas quase nunca entro.
Tinha um post falando que na verdade não foi o Neil Gaimam quem criou o Tim Hunter, mas sim a Diana Wynne Jones, na sua série Os Mundos de Crestomanci, e que o Neil Gaimam pediu permissão a ela para usar o personagem nOs Livros de Magia.
Tudo bem, acho a coisa toda até muito legal, porque eu sou fã dela e tenho os quatro volumes dos Mundos de Crestomanci já publicados em português. E o Neil Gaiman dedica seus quadrinhos a quatro mulheres, o quatro bruxas, em suas palavras, e Diana Wynne Jones é uma delas.
Mas aí vem um detalhe, a fonte de onde o cara tirou essa informação, diz que Tim Hunter aparece no quarto volume da série, a Semana dos Bruxos, e e até peguei o livro para verificar a informação, porque não me lembrava de nenhm Tim Hunter na história, e olha que eu li esse volme na mesma época que li Os Livros de Magia e fiquei toda feliz de conhecer ao menos uma das pessoas a que Gaimam dedicou aquela obra. Folheando o livro e relendo alguns trechos onde os nomes de vários alunos da escola são mencionados, não encontrei meu amigo Hunter... Quem sabe depois e não releio o livro inteiro com cuidado, pra ver se não perdi alguma coisa, mas acho que pedir permissão para usar um personagem tão secundário assim não faria muito sentido.
Se é verdade eu não sei, mas acabei me deparando com algmas outras informações: aparentemente, a mulher foi aluna do Tolkien e isso me fez ficar ainda mais fã dela. E também foi professora da J. K. Rowling, o que fez ressurgir na comunidade a idéia de qe Harry Potter não passa de plágio do Tim Hunter. E particularmente gosto de todos.
Eu ainda acho que se alguém criou o personagem antes, foi Edith Nesbit, pois tanto Gaiman quanto Rowling dizem que se inspiraram nas histórias dela. Preciso procurar o que essa mulher escreveu!

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO