sábado, abril 16, 2005

Enquanto o Episódio 3 não vem...

Ontem eu estava conversando com um amigo sobre a tão esperada estréia do Episódio 3, dizendo que esse filme tem que ser visto em uma das salas THX do Diamond. Aí eu falei "Você sabia que THX é o nome do primeiro filme do George Lucas, né?" e ele me respondeu "THX-1138 foi um dos primeiros filmes de ficção científica, mas acho que não é dele... Bem, aqui vai a ficha do filme:


George Lucas fez um curta de 15 minutos chamado Eletronic Labyrinth THX 1138 4EB enquanto estudava cinema na USC (onde o Dawson foi estudar!!!). Esse filme ganhou o primeiro prêmio no National Student Film Festival de 67-68 e Lucas foi recebeu um estágio na Warner para participar da produção de Finnian's Rainbow, dirigido por Francis Ford Coppola. Lucas e Coppola ficaram muito amigos e montaram uma companhia chamada American Zoetrope em 69. O primeiro projeto da companhia foi uma versão extendida do curta de Lucas, que teve seu nome reduzido para THX-1138. O filme não teve muito sucesso e Coppola comprou de volta do estúdio. Em 71 Coppola dirigiu O Poderoso Chefão. George Lucas montou a Lucasfilm Ltd. que produziu American Graffiti, o primeiro sucesso de Lucas


Trivia:
  • Aparentemente o nome do filme vem do telefone de George Lucas em São Francisco, 849 1138 (as letras THX correspondem aos números 8, 4 e 9, respectivamente).
  • George Lucas colocou referências ao nome desse filme, ou partes dele em vários de seus filmes. Em American Graffiti a placa de um dos carros é "THX-138" e em Guerra Nas Estrelas há uma referência à cela 1138. O sistema de som que ele co-desenvolveu é chamado THX.
  • Na abertura de Pinky e o Cérebro, produzido por Steven Spielberg, o Cérebro aparece escrevendo THX1138 como parte de uma equação matemática num quadro-negro.
    Lucas vendeu a divisão de computação gráfica da Lucasfilm para o co-fundador da Apple Steve Jobs. Mais tarde ela virou a pixar.
  • Todos os grandes estúdios de Hollywood recusaram o roteiro de Guerra nas Estrelas, dizendo que ninguém ia querer ver aquele filme (tinha como errarem mais feio?). George Lucas fez uma última tentativa de vender o roteiro mara a FOX, que se dispôs a fazer o filme, mesmo sem acreditar no projeto (que surpresa desagradável, não?).
  • George Lucas abriu mão do seu salário de diretor de Guerra nas Estrelas em troca de 40% da bilheteria e dos direitos de merchandaising (e foi assim que ele ficou podre de rico).

Mais estranha que a sua simpatia  © Blogger template por Emporium Digital 2008

Voltar para o TOPO